Bem vindos!!
Ola alunos e alunas do curso de Pedagogia da FMP!
Este BLOG foi criado para divulgação de toda a produção da turma da segunda fase da disciplina de Tecnologias Educacionais, durante o primeiro semestre de 2010/1 e sob a orientação da professora Claudia Losso.
Espero contar com a participação de todos!!!
Um abraço
Prof Claudia
terça-feira, 27 de abril de 2010
Professores Conectados
Reflexão sobre o texto "Professores Conectados" de Suzana Gutierrez
Acadêmico: Jeferson Hahn
A Principal função da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) é auxiliar o Educador dentro e fora da sala de aula aproximando professor e aluno, dessa forma aumentando a aprendizagem e interesse dos estudantes pela escola. Mas para que isso seja possível o professor tem que se saber como usufruir dessa tecnologia, aplicá-la de forma correta, não usá-la apenas como uma ferramenta de pesquisa e digitação de trabalhos, e sim como interação social. Mas hoje em dia nas escolas temos uma grande falta de profissionais capacitados que apliquem de maneira correta o uso da TIC nas instituições escolares.
Estamos falando de interação social, aprendizagem, cultura, pois a “WEB 2.0” associada a sites de relacionamento, blogs, e-mails, agregação de conteúdo, nada mais é do que conhecermos o mundo com apenas um “click”, culturalmente, historicamente, socialmente. Muitos professores ainda não compreendem essa importância e facilidade, do uso da TIC, por simples falta de conhecimento ou de instrução. Toda essa tecnologia está a nosso favor basta saber aproveitar.
O que se entende é que nos dias atuais a “WEB 2.0”, está presente em quase tudo, em nosso cotidiano, é uma ferramenta que nos auxilia de diversas maneiras. A proposta acima é que a TIC auxilie e engrandeça a educação atual, mas que também os professores parem e pensem se realmente estão sabendo aplicar a TIC, se estão utilizando de maneira correta. A atual Educação brasileira ainda tem muito que mudar para que haja um total aproveitamento da TIC, implantar nas escolas, mas de uma forma que todos tenham acesso, e que não usem como mera ferramenta e sim que usem de forma adequada para melhoramento da educação.
Reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.
Portal do Professor
Prêmio Elpídio Barbosa
O Prêmio Educador Elpídio Barbosa, instituído pela Resolução nº 071/92/CEE/SC, concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, a pessoas físicas e jurídicas que se tenham destacado no desenvolvimento da educação catarinense em todas as modalidades e sistemas do ensino fundamental, médio, profissional e educação superior voltada à formação de professores.
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