quarta-feira, 14 de abril de 2010

Professores conectados

Reflexão sobre o texto "Professores conectados" de Suzana Gutierrez

Alessandra da Silva, Daiane M Campos, Ivanilma Tinoco

A autora nos convida a fazer uma reflexão sobre alguns pontos específicos da tecnologia informatizada da comunicação (tic). Referindo-se a complexidade presente em nosso dia-a-dia, cada ação que temos resulta diferentemente em cada ambiente. E desta forma cada pessoa terá sua influência neste acontecimento. Por isso como educador devemos reavaliar nossa forma de ensino e observar onde os problemas começam, como poderiamos resolve-los e quais seus contra pontos.
Gutierrez ressalta que o mundo tem sofrido transformações no qual a tecnologia tem sido um suporte ao processo acelerado da globalização. Sendo assim, que tal usá-la como ferramenta em nossas escolas?
A tecnologia é uma grande motivadora, se usada corretamente, podemos inseri-la ao conteúdo didático ou usá-la para transmiti-lo, através da internet e dos sites socializantes, que se tornam o foco principal do professor para atingir o seu aluno. Se o educando acompanha as tendências atuais ele encontra muitas ferramentas necessárias para a interação entre aluno e conteúdo, criando assim uma aula prazerosa e diversificada. Mas o que há de errado com essas ferramentas, por que o professor sente tanta dificuldade em abordá-las?A resposta é simples, o conteúdo deixa de ser decorado para ser assimilado, e esse processo não é uma tarefa fácil, o que acaba afastando aquele professor acomodado. Que prefere usar seus métodos de tempo de formação a acompanhar a atualidade. Professores que fazem do aluno um objeto sem se preocupar com sua parte física ou emocional, porque eles já têm o seu salário garantido e nada mais importa.

Daiana Margarete campos, Ivanilma Tinoco e Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário