sexta-feira, 9 de abril de 2010

Professores Conectados

Reflexões sobre o texto "Professores Conectados" de Suzana Gutierrez


Acadêmicos: Gabriela Soares, Gilberto Silva, Katrine Lorenceti, Thayse Vieira e Vivian Critina Schlemper.


Com o avanço das tecnologias no mundo, passa ser de extrema importância o estudo e o uso das mesmas no nosso dia a dia, em nossos trabalhos, nas escolas auxiliando os professores na elaboração das aulas, no melhor domínio da matéria, na busca de novos métodos de ensino, na comunicação com os pais e sempre buscando maior atualização, assim como também auxilia o melhor aprendizado dos alunos, facilitando a busca de novos conhecimentos, ampliando seu vocabulário entre outros.

Podemos observar que esse tipo de auxílio das tecnologias em sala de aula só foi possível com a facilitação da aquisição de computadores aos professores, e com a inserção dos cursos de graduação a distância, pois com isso, cresceu o número de professores que vem se habituando e se familiarizando com o uso da TIC e descobrindo que essa super ferramenta pode também ser trazida pra dentro da sala de aula, para o cotidiano do professor e dos alunos.

Tendo em vista que essas tecnologias são muito recentes no nosso dia a dia, ainda não temos professores totalmente capacitados para usufruir de todas as vantagens que as TIC (Tecnologia de Informação e comunicação) podem nos proporcionar. Quando falamos em tecnologias, falamos também da internet (WEB 2.0), que é um meio de comunicação através de blogs, sites de relacionamentos, pesquisas avançadas, comunicação com todo o mundo a qualquer hora em questão de segundos, com postagens fácil e rápida, com downloads rápidos de programas e conteúdos.

Com o uso adequado as TIC podem ser muito úteis no cotidiano escolar, agilizando as atividades dos professores, e dinamizando a atividade dos alunos, podendo tornar as aulas mais atrativas, práticas, quando há domínio dos professores diante desta ferramenta. Porém, ainda há muitos que vêem as TIC como aumento de sua carga horária de trabalho, pois há também a necessidade por parte do professor de aprender a utilizar essa ferramenta e entender sua finalidade, mudando o conceito que muitas vezes o professor faz do computador, de ser apenas uma máquina de escrever com algumas ferramentas extras. Porém, a prática das TIC tem de estar de acordo com a realidade do local, para que o aprendizado seja realmente proveitoso.

Se pararmos para analisar, a internet como ferramenta usada na comunicação com os pais e a escola, pode provocar a ausência dos pais no ambiente escolar, no cara a cara com os professores e pensar que esse tipo de relação presente dos pais na escola é muito importante para a vida escolar da criança ou do adolescente. O que pode parecer uma ferramenta ótima para a comunicação pode chegar a um objetivo oposto do pretendido pelo educador.

Por isso temos que visar e exigir a capacitação dos professores para que eles tenham total domínio de todas as novas tecnologias, e que estas sejam usadas com cautela, consciência e em prol da educação, visando melhorar o ensino, trazendo novos métodos para as salas de aula, e também para se adaptar às novas exigências do mercado, sem esquecermos que as TIC estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário