terça-feira, 30 de março de 2010

Análise do texto "professores conectados" de Suzana Gutierrez

Ana Carolina Reis Morgado

Scheila F. Monteiro

Tatiana do Nascimento


O texto de Suzana Gutierrez é um convite à reflexão sobre as práticas de ensino, exigindo dos professores ferramentas para alcançarem o mundo em que cada aluno está inserido, considerando a ascensão das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Para que o educador conviva e aprenda com as diversas mudanças de seus alunos e da própria escola. Sentindo a necessidade e possuindo facilidade de fazer uso das TIC, os professores, segundo Gutierrez, integram a rede em busca de conhecimentos reflexivos universais, quebrando barreiras de preconceitos educacionais.

Questiona também, sobre o uso das TIC como facilitar ou não do trabalho do professor, proporcionando um maior esclarecimento de suas dúvidas e de seus educandos, tendo como questionamento aberto e globalizado para sua melhor (auto) avaliação, caso o educador se aproprie deste conhecimento.

Mesmo que a inserção das TIC na educação seja deficiente, que muitas às vezes não suprem as necessidades exigidas da escola, o profissional da educação precisa assumir um papel desbravador, atualizador e controlador apto dessa ferramenta tecnológica.

A autora cita diversos nomes deste mundo virtual que utilizaram a internet de maneira extraordinária e ilimitada de conhecimentos, nos arremetendo às questões reflexivas do uso das TIC, revelando diversos papéis que o educador deve assumir em relação à sua instrumentalização, para uma prática pedagógica consciente e direcionada para o seu melhor uso.

Considerando que as tecnologias surgem a cada momento, com suas questões contraditórias, cabe a cada professor refletir se utilizará ou não de seus recursos educacionais para acompanhar as mudanças e não ignorá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário