quarta-feira, 24 de março de 2010

Professores conectados.

Academicos Adriano Jose Alves, Adriele Borges, Dilmar Evaristo Voges e Fabiana Lohn


Com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), consegue-se diminuir a carga de trabalho do professor, porem o educador tem que saber utilizar este recurso, de forma que essa tecnologia contribua na educação do educando, de forma que o aluno aprenda, o usufruir também deste meio, construindo conhecimentos, expandindo e transformando a educação.
O mediador entre o aluno e as TIC é o professor, que sempre tem que estar treinado e atualizado, mas nunca abandonando a essência da leitura e os livros.
Fica muito mais fácil a comunicação entre professores e pais utilizando como meio a tecnologia, podendo citar como exemplo o e-mail, mas isso não quer dizer que os pais não precisam freqüentar a escola de seu filho, pois é muito importante a presença dos pais em algumas situações, como exemplo: reuniões, conselhos de classe e outros.
Muitas escolas disponibilizam para o professor recursos para uma aula que utilize a tecnologia (notebook, retroprojetor, data show, etc), porem muitos desses mediadores não são capacitados, não tem uma formação ou nem uma noção para utilizar este meio que facilita o trabalho do educador.
A Web 2.0 é um espaço interativo, associa Blogs, Wikis, agrega conteúdos, objetos de aprendizagem, sites de redes sociais e outras tecnologias que possibilitam a interação com outros grupos e pessoas de outros países.
Para que a TIC cheguem às escolas não depende só do professor e sim da estrutura da escola. Uma escola da cidade que tem computadores e acesso a internet é diferente das escolas rurais, onde ainda não tem luz elétrica.
O professor tem que estar sempre se informatizando e estar capacitado as novas informações, pois a tecnologia não tem limites relacionados a inovações que acontecem a todo instante.
Temos que nos acostumar com a tecnologia, mas nunca podemos abandonar a essência da educação, que são os livros, temos sim que ver a tecnologia como uma fonte a mais dos recursos já existentes, pois somos serem humanos abertos para novos conhecimentos.

2 comentários:

  1. O texto está bom mas muito resumido. Cuidado com os erros gramaticais e ortográficos.
    Não foi colocada a fonte.
    Vamos melhorar?!!!! Aguardo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir