domingo, 2 de maio de 2010

Professores Conectados

Reflexão sobre o texto "Professores Conectados" de Suzana Gutierrez

Acadêmica: Sarah kuhnen Lehmkuhl


No texto "professores conectados" de Suzana Gutierrez, é abordado o contexto do uso das tecnologias na educação nas escolas. As tecnologias como os equipamentos de áudio, vídeo e microcomputadores já vêm sendo usadas em algumas escolas e agora mais recente a biblioteca virtual. O mundo tecnológico veio facilitar as relações entre professores e alunos não se esquecendo de levar em conta seu meio histórico sócio cultural.

Muitas escolas já possuem computadores, outras comunidades esperam um dia conseguir ter acesso ao mundo virtual. Segundo GUTIERREZ, "...nesse sentido faz-se necessário refletir sobres as formas de ensinar e sobre a produção de materiais para uma educação comprometida com a superação das desigualdades, conflitos e contradições postas na sociedade, sem perder de vista a diversidade cultural. Por isso, é importante o aprofundamento das discussões sobre mudanças significativas, produzidas nas relações sociais, em cima das quais os indivíduos constroem sua objetividade, sua capacidade de organização e entendimento destas relações, sua visão de mundo e sua cidadania."

As escolas que vêm recebendo computadores se encontram frente as dificuldades do dia a dia. O trabalho do professor com o uso das NTIC - Novas Tecnologias de Informação e Comunicação deverá aumentar um pouco no começo, pelas mudanças que terão que incorporar para uma adaptação ao novo sistema. Esse processo pode se esclarecer com o tempo até que se possam perceber as suas vantagens como complemento de ensino.

Com o aperfeiçoamento, a tendência é a carga de trabalho ir diminuindo e os meios de ensino que antes utilizavam somente livros vêm sendo substituídas por meios digitais que poderão ser atualizados ou revisados constantemente.

O papel do professor é ensinar os alunos a se tornarem cidadãos críticos á realidade, e isso é possível se, de um mesmo assunto, os alunos puderem buscar várias fontes e comparar as idéias dos autores para tirar suas conclusões. Gutierrez diz, "desta forma, o uso das tecnologias na educação proporcionam novas relações de trabalho pedagógico que através da mediatização do professor oportuniza melhoria da qualidade social da educação". A educação tem como objetivo formar alunos capacitados a enfrentar o mundo do trabalho e ter visão para transformar um mundo melhor, e com isso pressupõem a incorporação das novas tecnologias como mediadoras instrumentais na construção da práxis pedagógicas. Isso implica numa postura não neutra ou política, de não fetichização da tecnologia, mas sim numa compreensão do seu processo, através da atividade de trabalho. Assim há probabilidade dos cidadãos estarem preparados para o mundo do trabalho não como máquinas, mas sim como homem, pois o ser se humaniza com o conhecimento. Conhecendo suas ferramentas e percebendo as facilidades qualquer ser pode se comunicar com o mundo sem sair do lugar. Isso tem grande importância para as experiências com diversas culturas dando espaços as diversidades e quebrando os pré-conceitos. Os cursos de pedagogia já podem preparar seus futuros professores para o meio tecnológico, estimulando a exploração desse mecanismo de várias formas.

O termo web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da world - wide, tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaborações dos internautas com sites e serviços virtuais. Informações podem ser trocadas entre escolas sendo ilimitado o uso das tecnologias que se desenvolve a cada momento. Não sabemos os limites e as possibilidades do que está sendo processado
nas redes, e ainda é extraordinário o mundo tecnológico no qual não à dominamos. Seguimos em frente neste processo onde parece ser infinito no qual não sabemos se um dia vai parar, ou o que pode nos causar. Somos cobaias desse processo.

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